quarta-feira, 28 de março de 2012

Sementeira

Aqui vai uma actualização das minhas sementeira... Alfaces variadas, os tomateiros que amavelmente vieram do Minho já deram o ar da sua graça. Courgete,

5 comentários:

  1. Viva Salvador,
    Isso está bem encaminhado, parabéns!
    Tirando 3 pés de tomateiros que semeei no dia 1 de Fevereiro, o que semeei no dia 8 de Março está mais atrasado do que esses da imagem. Acho que os vou regar com fermento de padeiro...
    Saudações,

    ResponderEliminar
  2. Ora boas meu caro...
    Deve me ter mandado as suas melhores sementes...
    ainda assim esperava mais pois certas espécies não nasceram ainda. Contei 20 pés nasceram. O mais curioso e que semeie em terra normal. Para a próxima vou testar a trufa para a germinação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Salvador, não percebi as reticências???
      Eu colho sementes dos melhores tomates (etc), e é dessas sementes que depois guardo para mim e para oferecer.
      Uma semente com 1 ano de recolha tem mais possibilidades de germinação que outra com 2 ou 3 anos (etc).
      Já agora: que espécies é que não germinaram?!
      Em todo o caso, germinar sementes em terra/solo é mais difícil do que em turfa, pois esta última é leve, enquanto a primeira depois de regar fica compacta, o que torna difícil a germinação (mas não impossível, é claro).

      Eliminar
    2. Meu caro as ... São a minha maneira de escrever. Longe de mim reclamar alguma coisa. As suas sementes são magníficas. Eu queria dizer que tive sorte pois aqui germinou quase tudo e sem cuidado nenhum. Sem trufa sem estufa, sem chá de camomila ... Meu UM OBRIGADO. Com letra grande. E ainda tenho sementes de todas as espécies sou poupado. Eu ando a ver se faço uma estufa para depois lançar o resto na trfa desta vez. Mas repito as suas sementes sao do melhor. E mais a sua simpatia é como se diz, brilhante. Pois você foi o único que me respondeu quando solicitei as mesmas. Obrigado ao Minho .

      Eliminar
    3. Olá Salvador, viva!
      Desejo-lhe muito sucesso para a temporada presente (e de baptismo na cultura de tomates antigos/raros)!
      Se não conseguir com que algumas espécies germinem, e se for uma espécie que cultivarei este ano, terá no final da temporada sementes renovadas. Se for outra espécie que já não possuo, então paciência. Olhe, eu já perdi algumas espécies que gostava, e num caso (Mennonite German Gold) só havia deixado de a cultivar um ano.
      Pergunte ao Rui Esteves que ele confirma, pois eu havia partilhado sementes desta espécie com ele!
      Apesar de haver uma tabela sobre o tempo de preservação (tomates), tenho para mim que não é tudo "farinha do mesmo saco"... Pois se o tomate na sua origem ("placenta") é do México (Azetcas) e do Perú (Incas), neste momento ele é cultivável em todos os continentes - e isso deve ser levado em conta -, pois os seus genes já estarão "impregnados" do clima a que pertencem (Rússia vs México, Canadá vs Portugal, USA vs Japão, etc.). Assim sendo, e tal e qual uma pessoa quando emigra para fora do seu país de origem, sente sempre alguma dificuldade na adaptação.
      Saudações,

      Eliminar